Projeto

Programando com Scratch


Público alvo: Alunos do 2º Ano do Ciclo II

PAPE:Denise Mattos S. Vieira e Sirley Z. Ferrantte

Justificativa: Com a explosão da tecnologia e o fácil acesso a ela,  as crianças necessitam cada vez mais de novos desafios. Aprender  como as coisas funcionam através de um linguagem de programação além de despertar o interesse das crianças também proporciona o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, causa e consequência de uma ação, linguística, habilidades estas  necessárias quando se faz uma programação. Na medida em que os alunos criam e compartilham projetos, aprendem importantes ideias matemáticas e computacionais, ao mesmo tempo em que aprendem a pensar criativamente.
Queremos, com esse projeto, plantar a semente da curiosidade nesses alunos e despertar, quem sabe, futuros programadores.

Objetivos:
·         Proporcionar aos alunos, a oportunidade de conhecer e explorar um software (Scratch) que usa uma linguagem de programação;
·         Oportunizar o protagonismo das crianças com a criação de jogos, animações e histórias interativas.
·         Desenvolver a capacidade de pensar criticamente.

Duração: 3 meses (Maio, junho e julho).

Organização: Será uma turma de 18 alunos, com uma aula semanal, sendo às 3ª feiras das 12:00 às 13:00.
Os alunos deverão almoçar na escola.

Etapas:
a.      Inscrição e seleção da  turma (envio de bilhete, sorteio dos participantes, autorização dos responsáveis);
b.      Desenvolvimento:
1.      Apresentação do ambiente para familarizar os alunos com conceitos básicos de programação.
2.      Desenvolvimento dos  projetos: Construção de jogo e animação.

Estratégias: Utilização do software Scratch  que usa linguagem de programação e facilita a criação de histórias interativas, animações, jogos, música e arte bem como o seu compartilhamento na internet.

Avaliação: será processual através da observação da PAPE, na participação e realização dos desafios propostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário