Programando com Scratch
Público
alvo: Alunos do 2º Ano do Ciclo II
PAPE:Denise Mattos S. Vieira e Sirley Z.
Ferrantte
Justificativa:
Com a explosão da tecnologia e o
fácil acesso a ela, as crianças
necessitam cada vez mais de novos desafios. Aprender como as coisas funcionam através de um
linguagem de programação além de despertar o interesse das crianças também proporciona
o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, causa e consequência
de uma ação, linguística, habilidades estas
necessárias quando se faz uma programação. Na medida em que os alunos
criam e compartilham projetos, aprendem importantes ideias matemáticas e
computacionais, ao mesmo tempo em que aprendem a pensar criativamente.
Queremos, com esse projeto, plantar a semente da curiosidade nesses
alunos e despertar, quem sabe, futuros programadores.
Objetivos:
·
Proporcionar aos alunos,
a oportunidade de conhecer e explorar um software (Scratch) que usa uma
linguagem de programação;
·
Oportunizar o protagonismo
das crianças com a criação de jogos, animações e histórias interativas.
·
Desenvolver a
capacidade de pensar criticamente.
Duração: 3 meses (Maio, junho e julho).
Organização:
Será uma turma de 18 alunos, com uma aula semanal, sendo às 3ª
feiras das 12:00 às 13:00.
Os alunos deverão almoçar na escola.
Etapas:
a.
Inscrição e seleção
da turma (envio de bilhete, sorteio dos
participantes, autorização dos responsáveis);
b. Desenvolvimento:
1.
Apresentação do
ambiente para familarizar os alunos com conceitos básicos de programação.
2.
Desenvolvimento dos
projetos: Construção de jogo e animação.
Estratégias:
Utilização do software Scratch que usa linguagem de programação e facilita a criação de histórias
interativas, animações, jogos, música e arte bem como o seu compartilhamento na
internet.
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