quarta-feira, 9 de abril de 2014

Segundo Encontro

Conhecendo Scratch: 1ºs Passos

Programar é como criar uma peça de teatro.


1º Momento: Em uma peça de teatro...
Você vai precisa de atores para interpretá-la. Você também pode criar fantasias para eles.
Um ator pode interpretar diferentes papéis: um personagem, um animal, uma árvore, uma mesa, etc.
Como a apresentação da peça de teatro é feita em um palco, você pode usar panos de fundo para decorar o seu palco com o tema da sua peça.
Além disso você deverá criar um roteiro para cada ator, com instruções sobre o que eles devem fazer. As vezes até o palco necessita de um roteiro, para mudar de pano de fundo ou modificar o cenário.

2º Momento: No Scratch...
Para programar nós vamos utilizar o Scratch (www.scratch.mit.edu).
No Scratch nós também temos um palco.


E podemos escolher diferentes panos de fundo.


Podemos inserir atores, e escolher diferentes fantasias/trajes.
Cada ator tem o seu roteiro.
E juntando tudo isso você pode criar animações ou jogos.
Como em uma peça de teatro, é normal que no começo algumas coisas saiam erradas.
Programar é como ensaiar uma peça de teatro, é preciso passar um pouco de tempo corrigindo os erros.
Quando tudo estiver no ponto, você pode compartilhar o seu trabalho com seus amigos ou familiares.

3º Momento: Apresentar a interface do Scratch – o que é palco, categorias, objetos, trajes, som, definir idioma, salvamento  utilizando o tutorial e os alunos no programa.



1 – Botões de iniciar e parar script. 
2 – Botões para editar o objeto selecionado no palco. 
3 – Palco onde os objetos são colocados e onde é possível ver o resultado da programação criada.
4 - Área dos objetos usados na animação. Objeto em edição fica selecionado.
5 – Área de edição e conexão de scripts.
6 – Abas com opções para a área de script, para traje e para sons.
7 – Blocos de comandos.
8 – Categorias de comandos.








4º Momento: Colocando em prática...Vamos testar alguns comandos:

1. Troque a personagem "sapo" pelo "gato".


2. Clicar e arrastar o comando para a área de blocos”.

 Clicar duas vezes no comando.
 Ver como se ilumina quando está sendo executado. Repetir mais vezes até o GATO quase sair do ecrã.

3. Clicar sobre o número "10" e escrever "-10". Repetir os dois cliques sobre o comando, várias vezes.


Pode repetir, alterando o número de passos, para observar o comportamento do GATO.

4. Preste atenção aos números que aparecem no canto inferior direito, enquanto movimenta o mouse pelo “Simulador de Ecrã”. Ao ponto central corresponde:  x do mouse: 0  e  y do mouse: 0
Tente colocar o mouse sobre esse ponto
Repare que todos os pontos para a esquerda desse têm valores de  negativos, isto é, com o sinal  “menos”, indicando que são menores que zero (como nos termômetros) e os pontos para a sua direita têm valores x  maiores que zero. O mesmo acontece com os valores de y  dos pontos que estão abaixo e acima do ponto central.
(x é o 1º valor, y é o 2º valor) 
  




5º Momento: Comente a aula de hoje.




16 comentários:

  1. Hoje aprendemos a mexer um pouco no Scratch, foi muito interessante a aula de hoje, porque aprendemos várias coisas sobre o Scratch.

    ResponderExcluir
  2. aula de hoje muito legal e interessante

    ResponderExcluir
  3. A AULA DE HOJE FOI MUITO LEGAL POR QUE MECHEMOS NO SCRETCH

    ResponderExcluir
  4. eu gostei da aula de hoje por que aprendi coisa que eu não sabia

    ResponderExcluir
  5. adorei as animações foi muito divertido mal posso esperar a proxima aula :)

    ResponderExcluir
  6. foi muito legal e divertida!!!pois aprendi como programar os personagens foi bem legal.

    ResponderExcluir
  7. eu tambem esta bem curiosa para saber como mexer no scrath e também para saber como mexer nele,eu aos um dias atras estava ansiosa para saber mexer no scrath. E amei a aula de hoje por um motivo o aprendisado do scrath

    ResponderExcluir
  8. HOJE APRENDEMOS COMO MEXER SCRATCH FOI MUTO LEGAL ESPERO APRENDER MAIS COISAS SOBRE O SCRATCH

    ResponderExcluir
  9. nessa 2 aula eu gostei por que a prendi da linha X e a Y etc.

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei muito pois eu não sabia na hora como mexer más a professora Sirlei me ajudou.Também eu vi no telão.Eu amei e pretendo sempre amar.

    ResponderExcluir
  11. Isso é muito legal adorei !!!!!

    ResponderExcluir
  12. Achei a aula de hoje super legal.Achei interessante o Scratch,ele é muito legal !!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu adorei a aula, me ensinou muita coisa que eu não sabia, eu achei legal a pate de programar scratch

    ResponderExcluir
  14. hoje foi muito legal,eu tive contato com o scratch

    ResponderExcluir
  15. Foi muito legal !!! Pois eu aprendi como programar os personagem.
    Eu gostei muito e vou tentar baixar o programa chamado Scraclch.
    A professora Sirley ensinou bastante coisa, que eu não sabia.
    Vou ficar até o último dia do programa.
    Porque eu gostei muito mesmo!!!

    ResponderExcluir
  16. Turminha
    Fiquei feliz ao saber que vocês gostaram da nossa primeira aula usando o Scratch. Tenho certeza que gostarão ainda mais das próximas pois o programa permite muitas possibilidades de programação.
    Continuem animados e até terça próxima.

    ResponderExcluir